ATAS

Associação Cultural dos Artista, Produtores e Técnicos das Artes Cênicas do Tapajós

Associação Cultural dos Artistas, Produtores e Técnicos das Artes Cênicas do Tapajós – ATAS, é uma associação civil, com personalidade jurídica de direito privado, e com caráter de entidade cultural, de pesquisa e educacional, sem fins econômicos. Constituída em 07 e fevereiro de 1993.

A ATAS, tem por finalidade reunir Artistas, Produtores Culturais, Técnicos, Grupos, Companhias e demais trabalhadores das Artes Cênicas: Teatro, Circo e Dança, para promover estudos, pesquisas, programas e projetos na área cultural, em especial nas Artes Cênicas, e a valorização de outras vertentes artísticas e culturais, desenvolvendo, inclusive, atividades de ensino e formação continuada.

Possui atualmente em seu quadro de associados: grupos de teatro, artistas independentes, produtores culturais. A Associação se destaca realizando há mais de 30 anos a Mostra de Teatro de Santarém que reúne artista santarenos, cidades vizinhas e de ouros lugares do país. No ano de 2020 a Mostra recebeu um formato diferenciado por causa da pandemia do coronavírus, desse modo o evento foi online disponibilizando os espetáculos gravados em plataformas digitais com acessibilidade para a comunidade surda.

A ATAS firmou parceria com o ITA, por acreditar no objetivo do festival, de ser um espaço de diálogo cultural em torno da produção audiovisual e outras manifestações artísticas, tudo com o protagonismo dos povos da Amazônia. Nos sentimos honrados em propor conjuntamente a diversas instituições, o CineAlter:  Festival de Cinema Latino-Americano de Alter do Chão.